quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

É possível sair das drogas sozinho?



São comuns as pessoas se perguntarem: Há possibilidade de vencer a dependência sem ajuda de ninguém? Isto é, parar com as drogas sem necessidade de passar por uma ajuda profissional ou mesmo participar de algum grupo de ajuda.
Sabemos que infelizmente há muito preconceito da sociedade em relação às drogas e assim, grande parte daqueles que tem problemas com ela não quer se expor temendo serem discriminados e desta forma tentam de seu modo trabalhar a dependência sozinha.
Pois bem, quero refletir dentro deste tema. Particularmente, acredito que seja possível sim, embora acredite ser muito difícil.
Para que isto ocorra é necessário que aquele que está com problema admita que algo de errado esteja acontecendo com sua vida. É fundamental que ele tenha em mente que está perdendo o controle; já está ocorrendo algumas perdas sociais; a freqüência do uso ultrapassou o limite; algumas ocorrências biológicas e tantas outras conseqüências. Sem esta percepção dificilmente irão começar a trabalhar em si mesmo.
Atualmente existem muitas informações sobre tratamentos. Há muitos livros de auto ajuda, à programas de TV, radio que trás informações variáveis de como ocorre à dependência de como lidar quando se encontra dependente Há muitos grupos que discute este tema na internet onde há possibilidade de informação e intercâmbio. A partir de todas estas informações e segundo a personalidade de cada individuo é possível perfeitamente trabalhar a dependência química individualmente sem ajuda de outros, desde que o dependente químico coloque em pratica tudo que aprende no seu dia a dia.
Mas, para que isto ocorra, retorno ao parágrafo acima, é necessário que a pessoa tenha em mente o que está buscando. O que se torna complicado é que em muitos casos à falta de um toque a mais dificultando esta busca. Porem, quando a pessoa tem amigos os quais possa contar, desabafar, falar de suas angustias e falar de seus objetivos certamente esta base é muito útil para que consiga vencer sozinho.
O que sempre estou a refletir é que nós seres humanos estamos aqui é para viver, e viver intensamente. E em muitos casos é esta ânsia do viver que levam as pessoas a buscarem nas drogas alguns benefícios a mais quer seja por um complexo de inferioridade; uma necessidade de inserção social; pertencer a determinados grupos ou mesmo reprimir determinados sentimentos emocionais. Porem, o que parece bom com o tempo para alguns acabam virando pesadelos. As drogas para estes os levam a um estado de dor, sofrimento, perdas medo...
O triste disto tudo é que aquele que buscava nas drogas um beneficio acaba entrando em dois problemas sérios. Um é que irá continuar com seus mesmos problemas emocionais ou até mais complicado, isto é, o motivo que os levou as drogas agora ainda de maneira mais intensa e também um problema sério de dependência também orgânica.
Volto a afirmar é possível sair sozinho das drogas? É. Porem, para que isto ocorra dependerá da obstinação do dependente químico. Dependerá muito de sua personalidade; dá busca de informação sobre o que é dependência química; de fatores externos e internos motivacionais. Enfim, todo um novo contexto de vida que a partir de uma decisão deve ocorrer.
Finalizando, diria que sair sozinho é possível sem ajuda de profissionais, clinicas ou mesmo de grupos de mutua ajuda. Mas, certamente contará com muita ajuda de amigos e pessoas que vivam ao seu redor, isto é, é uma decisão interna com metas e objetivos contando com a colaboração de pessoas próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário